PASSADO

Hoje comecei a refletir sobre a palavra passado, seu significado isolado e em contexto.
Muitos, e até eu mesma, dizemos que o passado está morto, vamos viver o presente e pensar no futuro. Mas, a meu ver, há tantas coisas do passado que não dá para esquecer. Muitas vezes queremos esquecer as partes ruins, mas que nos deram experiência, mas nunca serão apagadas. Não adianta dizer: que aprendemos, ou que não vamos beber da mesma água - que caímos em contradição.
O presente passa a entrar em conflito com o passado, mas cabe a nós tentarmos resolver isso em nossa mente.
Não podemos nos esquecer das coisas boas, verdadeiros momentos nostálgicos: a comida da vovó, a família reunida todos os finais de ano em nossa infância, os presentes de Natal. Existem as lembranças únicas: o primeiro paquera, o primeiro toque de mão, o primeiro beijo – todo desengonçado, mas o primeiro – enfim, tantas primeiras vezes que estão guardadas em nosso passado, mas que fazem parte muitas vezes do nosso presente e isso não queremos que morra nunca; eu não quero que morra nunca, são momentos deixados dentro de uma caixinha em meu coração, vez em quando abro, sorrio e guardo novamente.
Lembro-me de uma amiga que, em um dia de festa junina na escola, todos comendo no pátio depois da dança típica, e com os correios elegantes – Ah! Como era gostoso! – saiu correndo ao final de ouvir a voz muito bonita de um professor que declamara um poema pelo microfone. O pátio inteiro parara para admirar quão lindas palavras, todos curiosos para saber quem era aquela pessoa que merecia tamanho amor, enfim, chegou a frase final onde foi declarada o nome de minha amiga com as palavras COM TODO MEU AMOR A VOCÊ ROSE.
Rose saiu correndo toda envergonhada e foi embora, o admirador ficou ali triste sem resposta alguma.
Há pouco tempo me encontrei com Rose e começamos a lembrar de quantos momentos bons, foi então que recordamos deste momento, ela então me disse que se aquela declaração tão linda tivesse acontecido nos dias de hoje, ela com certeza iria agradecer ao rapaz, pois o que a levou a sair correndo foi a timidez.
Por isso chego mais uma vez a conclusão: passado existe, é único e nosso. O que podemos trazer de bom do passado, devemos fazê-lo, porque não volta.
Não importa seu passado, ele existe e nunca deixe de lembrar. O que foi ruim delete, mas os momentos bons, as alegrias, as lembranças boas, traga sempre em seu coração e, quando sentir vontade, vai, abre a caixinha e simplesmente VIVA!

06/05/2014 - Edmary

Nenhum comentário:

Postar um comentário